Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Rinorea maximiliani (Eichler) Kuntze DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Rinoreamaximiliani caracteriza-se por árvores, perenes, hermafroditas, e apresenta síndromede polinização entomófila. Conhecida apenas pelo material-tipo, coletado em1817, no estado do Espírito Santo, com a localidade incerta da coleta. SegundoForzza et al. (2012) é endêmica do estado do Espírito Santo, porémexiste uma coleta para Bahia, no município de Jequié (T.S. Santos 3511). Devidoà incongruência nas informações disponíveis sobre a distribuição, e a escassesde informações sobre a espécie, torna-se necessário o investimento em pesquisacientífica e esforços de coleta a fim de certificar da existência de subpopulações da espécie, considerando aviabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rinorea maximiliani (Eichler) Kuntze;

Família: Violaceae

Sinônimos:

  • > Alsodeia maximiliani ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Rinorea maximiliani se diferencia deR. laevigata e R. ramiziana pela presença de folhas subsésseis e com lâmina pilosa em ambas faces, estípulas maiores que 4 mm e presença de glândulas cônicas e eretas na superfície dorsal dos filmentos (Hekking, 1988).

Distribuição

​Ocorre no Espírito Santo (Paula-Souza, 2010).

Ecologia

​Arvoreta com 2-3 m, que habita matas de tabuleiro no Espírito Santo. Fértil em março e polinizada por insetos.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A cobertura vegetal do estado do Espirito Santo, antes praticamente toda recoberta pela Mata Atlântica, tem uma história de devastação cujos registros remontam aos do início de sua colonização. A destruição e degradação do habitat é, sem dúvida, a maior causa de perda de biodiversidade no estado. Subsequentes ciclos econômicos, como o da exploração da madeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos (Pinus e Eucaliptus), a incidência de espécies exóticas invasoras e sobre-exploração de plantas ornamentais são algumas principais ameaças incidentes sobre a flora do estado (Simonelli ; Fraga, 2007).

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie foi categorizada como CR na Lista Vermelha da IUCN 2012.1 (IUCN, 2012) e na Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- HEKKING, W. H. A. Violaceae part I - Rinorea and Rinoreocarpus. New York: New York Botanical Garden Press, 1988. 207 p.

- THE IUCN RED LIST OF THREATENED SPECIES 2012.1. Rinorea maximiliani. Disponivel em: <http://www.iucnredlist.org/details/35990/0>.

- PAULA-SOUZA, J. Violaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil 2010. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/index>.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- FORZZA, R.C.; COSTA, A.; SIQUEIRA FILHO, J.A.; MARTINELLI, G. Violaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Violaceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

Como citar

CNCFlora. Rinorea maximiliani in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Rinorea maximiliani>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 29/08/2012 - 14:45:36